Começando no GTD

segunda-feira, abril 09, 2018



Desde que eu ouvi falar sobre o GTD venho tentando usar esse método, ele é bem simples e tem o propósito de facilitar as coisas mas por alguma razão nós, iniciantes, dificultamos tanto que fazemos parecer que esse método é dificílimo. Já tentei e falhei três vezes e cada vez que tento implementar percebo diversos erros que cometi por ser muito afobada.

Acredito que o meu erro principal foi tentar fazer tudo de uma vez, até as coisas de nível avançado, quando ainda não dominei nem o primeiro nível. Já disse que sou ansiosa.

Ao invés de comprar o livro "A Arte de Fazer Acontecer" do David Allen, fiquei tentando aplicar só pelos tutoriais na internet, o problema foi que eu peguei logo de cara um tutorial de nível avançado. Me julguem! Pensei "Ah da pra seguir sim..." ledo engano.

Muitos dizem que o livro é complexo e que ficamos perdidos com tanta informação isso me preocupa, mas mesmo assim ele ainda é a melhor fonte de informação do método então decidi comprá-lo. Ainda vou consultar os tutoriais pela internet porque tem um conteúdo riquíssimo e prático com várias dicas de quem já usa o método mas vou procurar tutoriais para iniciantes.

Tentei ler o livro do David Allen no formato digital mas não deu muito certo embora eu ame e-books, quando se trata de livros para estudo eu preciso mesmo é de um exemplar físico. Comprei na Livraria Cultura e estou aguardando ansiosamente o livro chegar.

Procurei por dicas para começar e achei esse texto "Como começar no GTD" que foi muito útil. Tudo que procuro saber sobre GTD eu vou direto no blog da Thais Godinho porque foi através do blog dela que conheci o método e também porque ela é referência no assunto.

Escolhendo as ferramentas para começar

Meu lado consumista me disse "Faz a lista de tudo e corre para Kalunga", meu lado consciente disse "Você não tem dinheiro, se vira com o que tem em casa". Ouvi esse último né.

  • Caixa de Entrada - uma pasta simples para os papeis e o Evernote para o digital.
  • Agenda > Google Agenda. 
  • Gerenciador de listas > Todoist.
  • Arquivo de Referência > Pastas para papeis que não posso digitalizar e Evernote para o digital.
  • Um Arquivo de Suporte a Projeto > Pastas e Evernote.
  • Lista de Algum dia/Talvez > Evernote

Resumindo, usarei pastas e os aplicativos Google Agenda, Evernote e Todoist. Escolhi esses apps porque a versão gratuita é ótima, são fáceis de usar, tem para Android e também na versão Web e em ambas o visual é limpo e agradável.

Nesse texto que linkei tem as explicações bem certinhas sobre como usar essas ferramentas e os 5 passos para execução. 

Meu segundo erro no GTD foi perder muito tempo organizando e não fazendo acontecer. Vou corrigir isso também. Estou muito animada para começar a leitura do livro e implementar o método.


Fighting! e 
Até o próximo post ;)

Leia também

0 comentários