Projeto Finanças em ordem

sexta-feira, dezembro 29, 2017



Quando se fala em metas uma das primeiras que me vem a mente é organizar minha vida financeira porque isso é uma coisa que se estiver bagunçado tira o sono, atrapalha realizar os planos que envolvem dinheiro como viajar, redecorar o quarto, etc, e ainda causa estresse por nunca ter dinheiro

Embora eu não esteja em situação de calamidade, considero isso quando: 

  • Existe empréstimo para pagar;
  • Cheque especial;
  • Parcelamento de fatura;
  • Nome no Serasa;
  • Várias empresas ligando para cobrar contas que estão há meses sem pagar. 

Conheço pessoas nessa situação mas graças a Deus não é o meu caso, no entanto considero alarmante o fato de: 

  • Não conseguir poupar/investir nada;
  • Gastos fixos ultrapassarem 50% da renda; 
  • Contas ultrapassarem, mesmo que pouco, a renda total;
  • Parcelamentos longos;
  • Não ter dinheiro para nada, nem para um pastel.



Ah eu estou em uma situação alarmante, preciso fazer algo a respeito para evitar um desastre maior. Felizmente existem blogs com dicas de experts para ajudar, um dos meus favoritos é o Mobills. Segundo ele, de forma resumida, para organizar é preciso:

  • Anotar todos os gastos
  • Cortar as despesas desnecessárias
  • Evitar novas dívidas/Tomar cuidado com o cartão de crédito

Parece pouquinho né mas não é fácil, no entanto também não é tão difícil assim, vou dar um passinho de cada vez e registrar o meu progresso aqui.


Fighting! e 
Até o próximo post ;)


Leia também

0 comentários