4 Dicas para não esquecer de anotar os gastos

sexta-feira, janeiro 05, 2018


Como já mencionei aqui que a primeira coisa para organizar as finanças é anotar todos os gastos mas sabemos como essa tarefa é difícil, o que eu costumo fazer para manter em ordem é:




1º Usar o app do cartão

A maioria dos cartões oferecem um aplicativo para baixar no smartphone e ter acesso a fatura digital, assim eu posso acompanhar todos os gastos sempre que quiser. A vantagem do cartão de crédito é que não preciso me preocupar em anotar correndo as compras com medo de esquecer porque tudo está lá na fatura.




2º Usar Tags na fatura

Mesmo estando tudo na fatura nem sempre só pelo nome da loja e valor eu consigo me lembrar no que gastei, então adiciono tags com o nome do produto. O NuBank tem essa função super legal :) 






3º Pedir notinha de tudo

Agora, o que foi comprado no dinheiro o jeito é pedir notinha e guardar elas em uma caixinha/carteira/agenda que fique só em casa para não correr o risco de perder. 





4º Anotar no celular

Não tem mais por onde fugir, se comprar no dinheiro e o lugar não der notinha vai sobrar para o bloco de notas do celular ou algum aplicativo. 

***

Isso é o que eu faço e costuma funcionar. Depois, geralmente  no fim do mês, eu passo tudo para a planilha e atualizo as informações que estão lá.

Essa parte de anotar eu já venho fazendo há algum tempo mas só isso não basta, se bastasse as minhas finanças não estariam desorganizadas, o próximo passo é analisar quais são as despesas desnecessárias e corta-las.

Até o próximo post!


Leia também

0 comentários